sexta-feira, março 17, 2006

Como ter uma vida financeira saudável



Problemas Financeiros
Reproduzo o ensinamento da Primeira Igreja Batista de Goiania sobre Finanças. Ensino sadio.

Rm 13.1-10

Introdução

Quantas pessoas vem sempre empurrando problemas financeiros, comparecem aos Cultos das Causas Impossíveis, pedem oração ...... mas sempre estão às voltas com problemas financeiros.
A origem de nossos problemas pode ser Deus, o diabo ou ... nós mesmos: nossa falta de sabedoria, nossa falta conhecer os princípios de Deus sobre o assunto.

Precisamos deixar de ser pessoas que simplesmente reagem às circunstâncias da vida e passarmos a ser planejadores da vida. Muitos tomam decisões baseados nas pressões do hoje e se movem de acordo com estas pressões.

Existe um princípio básico para a vida financeira: Deus é o dono de tudo e eu sou somente um administrador dos bens que Ele coloca em minhas mãos. Somos mordomos do que Deus colocou em nossas mãos. Ageu 2.8: Meu é ouro, minha é a prata, diz o Senhor!

O texto de Romanos 13 não nos diz que é errado dever. Examinando o contexto, verificamos que Paulo está tratando de impostos, de submissão às autoridades. Assim, nós sempre teremos que pagar impostos, portanto, o errado é dever ........ e, não pagar.

Precisamos sempre pagar nossas dívidas!

Mas, o que nos leva a Ter dívidas que não podemos pagar:

1. Desejos – Desejamos coisas de que não necessitamos ..... aquela carro, aquele aparelho de som, aquela roupa, a assinatura do jornal, a TV de 29 polegadas, a NET, etc.

2. Engano do Urgente – “Eu quero isto .... e tem de ser agora!!!”
Assim gastamos o que vamos receber amanhã.

3. Atraso – Não pagamos nossas dívidas e as empurramos para o mês seguinte - Exageramos no cartão de crédito e ele vira uma bola de neve – os cartões devem ser pagos sempre no mesmo mês.

4. Decisões erradas – Assumimos compromissos muito além de nossas posses – Lc 14.28-30.

5. Não compreendemos o que é viver pela fé – Deus fez o homem e ordenou-lhe trabalhar seis dias e descansar um.

Alguns confundem viver pela fé com viver as custas dos outros. Há uma diferença fundamental entre Ter um chamado de Deus como o de Robson e Emília e outros missionários e a presunção de que Deus fará um milagre diário que me mantenha longe do trabalho secular.

Paulo fazia tendas. Eu constantemente comento com os jovens que sempre vivi pela fé, trabalhando arduamente e recebendo meu salário no final do mês, crendo que estes recursos vem do Senhor.

Precisamos nos afastar do engano demoníaco em que a maioria dos brasileiros vive tendo um grande sonho: ganhar muito dinheiro na loteria e viver o resto da vida sem trabalhar!!! Sonham com o telesena, o show do milhão, etc!!!! Deus não nos fez para vivermos assim.

Isto deve conduzir aos mais jovens a um verdadeiro preparo para o trabalho, para futuramente sustentar a sua casa – Faculdade X Cursos profissionalizantes.

Lembrar que as famílias judaicas ensinam a seus filhos uma profissão manual.

6. Desobediência – Quando contraímos dívidas sem condições de pagá-las, estamos desobedecendo a Deus.

7. Não sermos fiéis no dízimo – 10% é 10%
Este mandamento não caducou no Novo Testamento.

Se eu reconheço que Deus é dono de tudo, minha entrega do dízimo é antes de tudo uma oração: Senhor entrego a ti 10% pedindo a ti sabedoria para administrar os outros 90% para a Tua Glória!

http://igrejas.batistas.com/turiacu/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=53&sid=8