CONFLITO DE SATANÁS COM AS RIQUEZAS I
Lucas 9:25 Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?”
- Mateus 16:26 – “ Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”
Estas palavras saíram da boca de Jesus e mostram-nos, qual é o valor da alma humana..., uma só alma vale mais que todas as riquezas do mundo juntas.
Uma história: Jesus apareceu na forma de um mendigo a um sapateiro e diz-lhe: -«Irmão, venho de uma longa caminhada, não tenho dinheiro nenhum, mas será que tu me poderias ajeitar as minhas sandálias?
O sapateiro responde: -«Òoooh eu também sou pobre, toda a gente vem só para pedir, ninguém vem para dar!»
Mendigo: -«Mas eu posso dar-te tudo o que tu quiseres»
Sapateiro: - «O quê? Tudo o que eu quiser? Uma fortuna grande?
Mendigo: -«Mais que isso, eu posso dar-te um milhão de euros a troco dos teus braços!»
Sapateiro: -«Para que quero um milhão de euros se depois não posso brincar com os meus filhos, não posso escrever, não posso comer sozinho, nem continuar a minha profissão, para que me serve um milhão de euros?»
Mendigo: -«dez milhões de euros pelas tuas pernas!»
Sapateiro: - «De que me serve dez milhões de euros se depois tenho que andar ao colo de toda a gente?»
Mendigo: - « eu posso dar-te cem milhões de euros a troco dos teus olhos!»Sapateiro: - «Ah, para que quero cem milhões de euros se não posso ver os meus filhos, nem ver a paisagem à minha volta, nem ver as arvores, nem os mares...»
Mendigo: -« Já viste o tão rico tu és sem te dares conta?
A nossa alma tem tanto valor para Deus, que fez com que Jesus morresse por ela. E Jesus numa certa parábola diz que ele é um bom negociador...O bom negociador, faz um bom negócio, paga menos do que vale o bem adquirido.
O diabo sabe o valor que a nossa alma tem, e ele vai lutar por ela. Ele não tem acesso directo ao nosso espírito; porque no nosso espírito estamos selados com o selo do Espírito Santo . Mas o diabo sabe que se conseguir conquistar a nossa alma, vai paralisar o nosso espírito e vai influenciar, dominar a nossa vida.
È importante que conheça-mos o valor da nossa alma aqui na terra; porque depois de morrer é demasiado tarde.
Exemplo do rico e do Lázaro. - Lucas 16:19
As riquezas são uma bênção de Deus, mas é uma das áreas onde o diabo mais guerra faz, e ele faz esta guerra através da nossa alma, para nos tentar manipular e dominar.
TÁCTICAS DO INIMIGO
- II Coríntios 2:10-11 - “...para que não sejamos vencidos por satanás; porque não ignoramos os seus ardis”
O que está aqui em jogo é a nossa alma. Não é o carro, a casa, etc., satanás não quer saber disso para nada...
Não podemos deixar que o diabo leve vantagem sobre nós. Uma vez, quando Jesus ia ser preso ele disse: -« vem aí o príncipe deste mundo e nada tem em mim, (não leva vantagem nenhuma sobre mim).
Satanás sabe que a forma de chegar à nossa alma é através da nossa mente, a nossa maneira de pensar. E nos nossos pensamentos que ele semeia a sua semente. E Deus não vai interferir, não vai impedir que isso aconteça; porque Deus colocou-nos como guardiões da nossa alma. Nós somos os responsáveis por guardar, proteger e restaurar a nossa alma.
Deus colocou Adão no jardim do Éden para o guardar. Guardar é proteger de intrusos. Um dia Adão baixou a guarda e satanás entrou. Ele não protegeu o jardim, não protegeu a sua alma, e um dia satanás falou à alma da mulher e a mulher falou á alma do marido. Nós somos responsáveis por guardar a nossa alma.
Desde aquele dia, e assim será até ao fim, satanás vai sempre lutar pela alma do homem.
O problema não é aquilo que acontece á nossa volta, o problemas está, na forma como estamos habituados a pensar. Romanos 12:2
O diabo quer atacar a nossa alma, quer fragilizar-nos, deitar-nos abaixo, ele quer que fiquemos com a lama amarrada e oprimida, com o objectivo de nos impedir de servir a Deus, de irmos em frente. E quando falam de finanças, o objectivo é que não semeemos no evangelho.
A solução é renovarmos a nossa mente com a Palavra de Deus para não darmos vantagem ao inimigo.
Entre muitas coisas pelas quais o diabo tentou Jesus, estava as riquezas. O diabo tentou negociar com Jesus aquilo que ele não conseguiu pela força. E se ele fez com Jesus, Jesus nos advertiu que ele vai fazer connosco também. O diabo faz pressão sobre a área económica, para ter vantagem sobre a nossa vida. Para poder negociar connosco e manipular a nossa vida. Ele sabe que todos nós temos um preço. Por 50Euros não vale a pena fazer horas extras, mas...
E como as riquezas do mundo lhe foram entregues (por Adão), ele faz pressão com as finanças para comprar a sua alma...
Você quer ver o diabo fulo? Semeie no evangelho e comece a prosperar. Ele fará tudo por tudo (como ele tem domínio sobre o sistema monetário mundial; porque Adão lhe entregou essa autoridade), O diabo fará tudo por tudo para que o dinheiro nunca chegue aos homens ou às mulheres de Deus, que são fiéis a Deus; porque o diabo sabe que se esse dinheiro chegar ás mãos de um cristão fiel a Deus, essa riqueza vai para o evangelho e ele não está interessado nisso. Que chegue a quem vende droga, que chegue ao crime organizado, que chegue para pornografia e prostituição, mas que não chegue às mãos de um cristão fiel.
Ele deita mão de todos os argumentos possíveis e imaginários para que não semeemos: -« A igreja é rica não precisa» -«eles querem é o teu dinheiro» - «não sejas trouxa...» -«pode-te fazer falta...»
São pensamentos que semeia na nossa mente para dominar a nossa alma. E não há palavra que cause mais transtorno nas pessoas, que o dinheiro. Lá fora no mundo essa palavra: dinheiro; as pessoas ficam transtornadas para conseguir mais. E dentro da igreja quando se fala, as pessoas ficam transtornadas por se falar de dinheiro na igreja, o cristão não pode ser rico..., mas Deus quer que sejamos ricos. Ser rico é ter suprimento abundante. A Bíblia diz em Isaías que o castigo que nos traz a paz estava sobre ele.
A palavra Paz no hebraico, é a palavra Shalon que quer dizer: bem, estar completo, abundância. Então o castigo que nos traz a abundância ficou sobre Jesus Cristo na cruz do calvário.
O diabo vem contra nós pela força, e se não consegue pela força ele vai negociar.
- Marcos 4: 16-17 – “...depois, sobrevindo a tribulação ou perseguição...”
Perseguição = Critica, oposição das outras pessoas por causa daquilo que acreditamos.
Se ele não consegue acesso à nossa alma pela perseguição, ele vem com a tribulação, para tentar convencer-nos, que a partir do dia que servimos a Jesus, tudo nos corre mal...
E se ele não conseguir pela força, ele vai negociar com as riquezas. (Vs.18 e 19)
Porquê com as riquezas? Porque para muitos riquezas são bênçãos de Deus, e se são ricos tudo está bem.A passagem bíblica do rico e do Lázaro mostra que não é bem assim. Jesus contou isso de propósito; porque o Judeu descansava de que se era rico tinha a benção de Deus estava tudo bem, e não está; porque não é o dinheiro que compra a nossa alma. Não há riquezas no mundo que a possam comprar.
O único bem que a pode comprar é o sangue de Jesus Cristo derramado na cruz do calvário.
Para ler mais sobre esta matéria e outros temas, clique no link abaixo.
Ozéas de Oliveira
MINISTRARhttp://www.manasat.com/php/manasat/modules.php?name=News&file=article&sid=279